Madeira tratada em autoclave: entenda o processo e conheça os benefícios

A STWOOD é especializada no fornecimento de madeiras tratadas pelo sistema de autoclave, técnica que impregna profundamente a madeira, protegendo-a contra ataques de cupim. Se você ainda não conhece ou nunca ouviu falar desse processo, entenda agora como ele funciona.

Para o tratamento em autoclave funcionar a madeira deve passar por um período de secagem. Quando a madeira atinge um grau de umidade adequado, damos início ao tratamento é realizado em uma unidade industrial denominada Usina de Preservação de Madeira (UPM). Ela é composta por autoclave (vaso de pressão), conjunto de moto-bombas, tanques, tubulações e instrumentos de controle de operação.

Neste equipamento, a madeira é submetida a um vácuo inicial (retirada do ar das células da madeira), pressão (introdução do preservativo nas camadas permeáveis) e vácuo final (remoção do excesso de produto das superfícies das peças).

 

POR QUE UTILIZAR O TRATAMENTO POR AUTOCLAVE?

O Tratamento por Autoclave amplia a resistência natural da madeira contra a ação do tempo (não apodrece) e dos agentes deterioradores (brocas e cupins), como os organismos xilófagos (que se alimentam da madeira), em especial os fungos apodrecedores (brocas e cupins ou térmitas) e de furadores marinhos (moluscos e crustáceos), impedindo a degradação da madeira e a liberação do gás carbônico (CO2) que a árvore capturou durante seu crescimento.

A madeira tratada pode ser usada em contato direto com o solo, na construção civil, postes, cercas, entre outras aplicações. Já a madeira sem tratamento, em contato com o solo, degrada-se de forma rápida.

ONDE POSSO UTILIZAR O TRATAMENTO PELO SISTEMA DE AUTOCLAVE?

Em qualquer madeira, sendo indicada a utilização em espécies de madeira de reflorestamento que é obtida de florestas que foram plantadas com a finalidade de serem extraídas, ou seja, sem provocar o desmatamento de mata nativa, pois elas apresentam uma baixa resistência a insetos xilófagos e fungos.

Nesse sentido, podemos utilizar o tratamento em qualquer estrutura de madeira, tendo como alguns exemplos mais comum encontrados os mourões, estacas, pergolados e palanques.

BENEFÍCIOS DA UTILIZAÇÃO DA MADEIRA TRATADA POR AUTOCLAVE:

  • Diminui o consumo de madeira nativa;
  • Possui um ótimo custo-benefício;
  • Melhora o nível de isolamento térmico e acústico;
  • Maior durabilidade;
  • Mantem o carbono armazenado na madeira, auxiliando na redução do efeito estufa.

DIFERENÇA ENTRE A MADEIRA TRATADA E A SEM TRATAMENTO

Compartilhe: 

Gostou do Conteúdo?! Deixe seu comentário abaixo!
A importância da madeira tratada no reforço de drywall
Menu
Traduzir »
Chamar no WhatsApp